O serviço de hemoterapia Hemato, do grupo GSH, é o mais novo qualificado a fornecer plasma à Hemobrás para produção de medicamentos hemoderivados. A qualificação foi marcada com uma agenda de dois dias de atividades, com início na fábrica da Hemobrás, em Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, e encerramento nas instalações do Hemato, no Recife, nesta quinta-feira (26.06). O certificado de qualificação foi entregue pela presidente da Hemobrás, Ana Paula Menezes, ao gerente do Operações do Hemato, Alexsandro Silva.
Para o vice-presidente do Grupo GSH, Eduardo Ferro, a expectativa é de expandir a parceria com a Hemobrás. “Para nós, é muito importante poder contribuir com a produção dos medicamentos hemoderivados. Conhecer a fábrica foi uma experiência impressionante e excelente para perceber a grandiosidade da empresa”, avaliou.
O processo de qualificação contou com uma auditoria da equipe técnica da Hemobrás para verificar se o plasma recolhido no Hemato atende a todos os requisitos para produção de medicamentos. “Ao certificar o Hemato, a Hemobrás está garantindo a qualidade do plasma recolhido. Com esse plasma serão produzidos hemoderivados que são utilizados pela população brasileira”, explicou a presidente Ana Paula Menezes. “Para nós, é muito importante essa parceria e o momento é de agradecer à toda a equipe que se empenhou para que esse momento acontecesse”, finalizou.
A equipe da Hemobrás já auditou 11 serviços de hemoterapia do Grupo GSH. O primeiro qualificado foi o Hemato, no Recife, o que sela a importância estratégica de Pernambuco com a Hemobrás. Em julho, será a vez do Complexo de Hemoterapia de São Paulo, o maior do Grupo, receber a autorização para envio de plasma à estatal.
Com o plasma dos serviços de hemoterapia públicos e privados de todo o país, a Hemobrás fornece quatro medicamentos hemoderivados ao SUS: albumina, imunoglobulina, fator VIII e fator IX de coagulação plasmáticos, que são utilizados no tratamento de doenças raras e cirurgias, como a de grandes queimados.