
Representantes da Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados (CGSH), unidade do Ministério da Saúde (MS), estiveram em Goiana-PE no início dessa semana (dias 03 e 04.02) para realizar visita técnica às instalações da Hemobrás e conhecer os equipamentos disponíveis no parque tecnológico utilizado pela fábrica.
Acompanhados pelo chefe do Serviço de Relacionamento com a Hemorrede, Frederico Monteiro, o grupo de trabalho formado pelos técnicos Bárbara Simões, Celso Martinez e Cícero Souza, visitou os blocos B01 (triagem), B02 (fracionamento), B04 (embalagem), B05 (armazém) e B06 (controle da qualidade).
A ideia foi conhecer novas possibilidades de equipamentos a serem adquiridos para os serviços de hemoterapia na busca por ampliar o volume de plasma enviado à Hemobrás. A proposta faz parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, que investirá na aquisição de equipamentos a serem utilizados para renovar e ampliar a cadeia de frio dos serviços de hemoterapia brasileiros.

A consultora técnica da Coordenação de Sangue, Bárbara Simões, destacou a importância deste alinhamento entre os serviços fornecedores de plasma e a Hemobrás. “O convite feito pela Hemobrás tem uma relevância importante dentro deste processo de investimento do Ministério da Saúde com recursos do PAC para hemorrede, o fortalecimento do recolhimento do plasma para que de fato a empresa possa cada vez mais avançar na disponibilização dos medicamentos derivados do plasma humano”, afirmou.
Para Frederico Monteiro, este é um passo importante na qualificação e no fortalecimento dos serviços de hemoterapia que fornecem o plasma excedente do uso transfusional à Hemobrás. “Essa visita contribuiu muito para o sucesso desse projeto e para que a gente possa alcançar, então, a autossuficiência na produção dos medicamentos hemoderivados destinados aos pacientes do Sistema Único de Saúde”, reforçou.