A Hemobrás recebeu, nessa segunda-feira (25.05), em cerimônia realizada em Brasília, o selo de Pró-Equidade de Gênero e Raça, concedido pelo Ministério das Mulheres. O selo é um reconhecimento de ações de diversidade executadas pela empresa entre 2024 e 2026. Ao aderir à 7ª Edição do Programa, em maio de 2024, a Hemobrás se comprometeu a realizar iniciativas visando a construção de um ambiente de trabalho mais inclusivo e levando em conta marcadores sociais de gênero e raça. Ao todo, 80 empresas do setor público e privado foram premiadas.
“Essas ações mostram o compromisso social da Hemobrás, que está empenhada na construção de um ambiente mais inclusivo e livre de preconceitos”, afirma a presidente da estatal Ana Paula Menezes. As iniciativas foram captaneadas pelo Comitê de Diversidade e Inclusão, criado em 2024, com apoio da alta gestão e engajamento de áreas diversas da Hemobrás, o que mostra que a conquista deste Selo é uma construção coletiva.
Entre as ações realizadas pela empresa está a Política de Diversidade, Equidade e Inclusão, um importante normativo que deve nortear as ações da estatal e que deve ser observado por todo corpo funcional. “Nesses anos, desenvolvemos importantes trabalhos de diálogo e conscientização, com palestras, rodas de discussão e indicações de cursos a todo corpo funcional. Foram discutidos temas como antirracismo institucional, equidade de gênero, compartilhamento do cuidado, combate à violência contra a mulher e liderança feminina”, destaca Jamile Nascimento, presidente do Comitê de Diversidade e Inclusão da estatal. No período também foram criadas salas de amamentação na fábrica e no escritório, além da instalação do Banco Vermelho, mostrando que o combate ao feminicídio deve ser uma pauta de todos e todas.

Outras edições do Programa de Pró-Equidade de Gênero e Raça: Esta é a terceira vez que a Hemobrás participa do programa do Ministério das Mulheres.

A adesão à 7ª edição do Programa é a retomada do trabalho realizado na 4ª e na 5ª edições, com a sistematização das práticas de valorização da diversidade, de combate à discriminação, da estruturação de processos de representatividade e equidade e com o fornecimento de respostas aos novos desafios identificados. É também uma ação que reafirma a importância do Programa de Pró-Equidade de Gênero e Raça para a Hemobrás, para suas trabalhadoras e seus trabalhadores e para fortalecer a imagem da empresa pública como ente responsável pela materialização de direitos e igualdade social.


